portabilidade
January 2021
Redação Categoria: portabilidade

Como fazer a portabilidade de financiamento imobiliário?


A portabilidade de financiamento imobiliário consiste na transferência da dívida de um banco para outro. O consumidor podera solicitar a portabilidade quando desejar e a mesma tem respaldo legal. O principal fato motivador para realizar a portabilidade de um financimento é pagar menos juros e taxas ou esticar a dívida para prazos maiores. O processo de portabilidade é rápido e simples com uma pequena burocracia que envolve juntar alguns documentos pessoais e assinar o contrato. A economia com a migração do financiamento quase sempre é muito vantajoso e ultrapassa a casa das dezenas de milhares de reais.

A portabilidade de financiamento foi criada em 2006 com a regulamentação nº 3.401/2006 do Banco Central permitindo que o cliente migrasse a dívida de um banco para outro com taxas menores e sem cobrança de custos pela transferência.

Quanto tempo demora a portabilidade de um financiamento imobiliário?

O processo demora em média 10 dias, podendo ser maior ou menor dependendo da sua velocidade em providenciar os documentos e assinar o contrato.
Em 2013 a resolução nº 4.292 aprimorou as regras ao impor, entre outros pontos, o prazo de até cinco dias úteis para que o atual banco credor informe os detalhes da dívida a ser portada.

Por que procurar correspondente bancário para a portabilidade?

Um correspondente bancário esta sempre do lado do cliente e tem condições de analisar a necessidade particular de cada um.
Por determinaçào do Banco Central as mesmas taxas de balcão dos bancos devem ser usadas pelos correspondentes.
Quando solicitar uma proposta com um correspondente bancário este irá pesquisar em vários bancos ao mesmo tempo com os quais trabalhar a melhor oferta.

Tem muita gente pagando mais do que deveria por mera falta de informação ou até mesmo comodidade.
O famoso "amanha eu vejo" pode te custar muito caro. Em 2020 mais de 30 mil portabilidades de financiamento imobiliário ocorreram em todo o Brasil o que é considerado um numero muito pequeno considerando o relatório de Economia Bancária do Banco Central de 2019 onde 570 mil financiamentos ainda têm taxas acima de 10% ao ano no pais.

Entre em contato com a Apoio Global agora mesmo e faça sua simulação sem custo ou compromisso.
Absorveremos boa parte da burocracia para realizar o pedido de portabilidade do seu financiamento imobiliário oferecendo a melhor solução para seu fluxo de caixa.